CLUBE DE VANTAGENS

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Proposta para um novo calendário para o Futebol Paraibano

O Futebol Paraibano sempre tem formato e dimensões diferentes seja na Primeira ou Segunda Divisão, recentemente eu ate já tinha publicado uma matéria que falava exatamente sobre isso e propôs a criação de um novo formato para o Certame do nosso estado, no qual uns acertaram de bom agrado, já outros disseram que não dava certo, cada um com o seu motivo, pois bem, venho aqui hoje não fala de uma de uma nova  proposta para o Estadual, para fala de uma calendário que deixasse os nossos atletas em atividade durante toda temporada. A 1ª Divisão continuaria com os mesmos 10 clubes, só que seria disputada em 13 datas. A 2ª Divisão serie disputada com 10 clubes em 14 datas.

Primeira Divisão: 1° semestre
Já que a CBF destemina poucas datas para o Certames Estaduais, o Campeonato Paraibano da Primeira Divisão poderia ser realizado em 13 datas da seguinte maneira; a primeira fase da competição sendo disputada todos contra todos e torno único onde os dois último séria rebaixado a divisão de acesso, já os quartos primeiro iria para as semifinais da competição, em jogos de ida e volta, sendo que os dois primeiros teria a vantagem de joga em casa a partida de volta, e depois as finais também em dois jogos sendo que a vantagem de joga a partida de volta em cada seria da melhor equipes finalista computada os pontos das duas primeiras fases.

Segunda Divisão: Junho/Julho/Agosto
A Segunda Divisão seria formada por 10 equipes, mas divididas em dois Grupos de seis cada, no qual o Grupo A (Taça Padre Rolim) ficaria as equipes mas ao Sertão Paraibano e o Grupo B (Taça Porta do Sol) ficaria as equipes mas ao litoral. As equipes das Regiões Agreste e Borborema que por ventura participasse da competição, séria dividida entre os dois grupos. A competição seria disputada em 12 datas bem simples e objetiva, os jogos seria disputados em sistema de torno e retorno dentro do próprio Grupo, classificando os dois melhores de cada grupo para as semifinais da competição que serie realizados em jogos de ida e volta, no qual a vantagem de jogar a partida de volta em casa séria da melhor equipe da primeira fase. O último colocado de cada grupo, mas a pior equipe por índice técnico seriam rebaixados a uma eventual terceira divisão.

Terceira Divisão: Setembro/Outubro/Novembro
Se por acaso a Federação criasse o terceiro nível Estadual, a competição seria disputadas pelos demais clubes que não estivesse nas divisões superiores em grupos (3 ou 4) bem regionalizados, com atletas Sub-23, classificados os três primeiros para a Segunda Divisão.

Copa Paraíba: Agosto/Setembro/Outubro
A Copa Paraíba de Futebol Profissional seria reativada, assim como em outros estados, dando ao campeão o direito de disputa a Copa do Brasil do ano seguinte. A Competição entraria no calendário oficial da Federação, e seria disputada pelos seis melhores equipes do Estadual do decorrente ano e mas o campeão e vice da segunda divisão. As 8 equipes seria divididas em dois grupos de 4 cada, no qual as duas melhores se classificaria para as semifinais e finais da competição tendo como maior prêmio o direito de disputa a Copa do Brasil do ano seguinte.

Objetivos de cada Competição:
1ª Divisão: 2 vagas na Copa do Nordeste, 2 vagas na Série D, 1 vaga na Copa do Brasil e 6 vagas na Copa Paraíba
2ª Divisão: 2 vagas na elite do próximo ano e 2 vagas na Copa Paraíba
3ª Divisão: 3 vagas na Segunda Divisão
Copa Paraíba: 1 vaga na Copa do Brasil

Taxas:
Para facilita algumas equipes, a FPF poderia diminuir os valores cobrado nas taxas de cada equipes que iria disputa a competição, deixando os valores abaixo das taxas dos clubes que disputa a elite, da seguinte forma:
1ª Divisão: 100%
2ª Divisão: 65%
3ª Divisão: 40%

Portal Martir Esportes
Futebol Paraibano

Nenhum comentário:

Postar um comentário