Presidente da FPF valoriza decisão unânime do regulamento do estadual de 2017, mas enfatiza que nada pode dar errado para que o campeonato termine no prazo
Amadeu Rodrigues acredita que o Paraibano de 2017 será o melhor de sua gestão(Foto: Edgley Lemos / GloboEsporte.com)
O presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, está convicto de que o Campeonato Paraibano de 2017 será, disparado, o melhor de sua gestão. Não só pela fórmula, que ele classifica como "simples", mas principalmente pela mentalidade que parece mudar entre os dirigentes. Só o fato de o regulamento ser aprovado por unanimidade já é algo a ser comemorado.
- Nunca tivemos uma reunião tão tranquila. A fórmula apresentada foi rapidamente aprovada por todos. Antes, eles (os dirigentes) pensavam unicamente em seus clubes, e isso dificultava as coisas. Agora, pensam no bem comum. É como eu sempre digo: futebol se ganha dentro de campo, então temos que pensar o que é melhor para todos - filosofou Amadeu, que participou do programa Antena Esportiva, da Rádio CBN João Pessoa, nesta segunda-feira.
Apesar de elogiar o regulamento, o presidente da FPF se mostra preocupado com o calendário. Afinal, serão necessárias 22 datas para se conhecer o campeão paraibano. A conta está no limite: a CBF destina 18 datas para os estaduais, e outras três já foram conseguidas com a antecipação do Campeonato Paraibano para o dia 15 de janeiro. A outra poderia ser o sábado de carnaval, que não consta no calendário nacional. O problema é que em outras, como o dia das Virgens de Tambaú e o das Muriçocas do Miramar, tradicionalmente não há futebol na Paraíba.
- Acho que podemos resolver isso colocando jogos em outras cidades. O fato é que temos datas e podemos fazer o campeonato com 22 rodadas sem comprometer o calendário nacional. Mas admito que essa é uma preocupação, pois nada pode sair errado - continuou Amadeu, lembrando que nos dois últimos anos o Paraibano invadiu o Brasileiro da Série C.
Valberto Lira e Amadeu Rodrigues: acordo para liberar os estádios até 15 de novembro (Foto: Divulgação / FPF)
Quando fala em "nova mentalidade", Amadeu espera que problemas que assolaram o futebol paraibano nos últimos anos não venha mais a acontecer. Para isso, espera que todos os estádios sejam liberados pelo Ministério Público ainda em novembro e que os clubes não deixem para última hora a inscrição de atletas no BID.
- Já enviamos ofício para o Ministério Público para a realização das vistorias. Queremos ter todos os estádios liberados até 15 de novembro, quando termina o prazo para a FPF divulgar a tabela do Campeonato Paraibano. Quanto aos clubes, todos já têm a sua senha para inscrição dos atletas e sabem operar o BID. Nada mais passa pela Federação. Então, não tem como isso não ser feito a tempo hábil - avisou.
Vale lembrar que neste ano o Santa Cruz-PB não disputou a primeira rodada por não ter jogadores inscritos no BID.
Josivaldo Alves, presidente do CSP, chegou a apresentar proposta para o Paraibano 2017(Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com)
CSP tinha proposta diferente
Amadeu Rodrigues revelou que uma segunda proposta de regulamento para o Campeonato Paraibano de 2017 foi apresentada pelo CSP, mas acabou rejeitada antes mesmo de ir a votação. De acordo com a sugestão levada por Josivaldo Alves, Campinense e Botafogo-PB só entrariam na fase final. Em compensação, os oito clubes que disputariam a primeira fase brigariam por uma vaga na Copa do Brasil de 2018.
- Fizemos ver ao CSP que essa era uma fórmula impossível, pois há uma regulamentação da CBF que a Copa do Brasil seja disputada pelos melhores dos estaduais, ou campeões de copas regionais. Então, não houve nem votação. Logo depois, chegamos a um consenso sobre o regulamento, com os dez times jogando entre si em turno e returno, passando os quatro primeiros para as semifinais.
Amadeu disse ainda que dessa vez a FPF não apresentou proposta no Arbitral e tudo foi resolvido pelos clubes em poucos minutos.
Festa de lançamento e Inter-PB em João Pessoa
O presidente da FPF disse que pretende fazer uma grande festa de lançamento do Campeonato Paraibano de 2017, quando, na oportunidade, também será apresentado o novo site oficial da Federação. Mas que isso ainda depende de uma ajuda financeira da CBF.
- Estou indo ao Rio de Janeiro na semana que vem e vou pedir esse apoio ao presidente Marco Polo Del Nero. Queremos fazer uma festa de lançamento e de encerramento do Paraibano, até para valorizar o nosso produto. Nela, também serão apresentadas ações de marketing, aplicativos para os torcedores e o nosso novo site, que estará mais interativo.
Internacional-PB deve utilizar o Estádio Tomazão também em 2017 (Foto: Larissa Keren / GloboEsportecom/pb)
Por fim, Amadeu Rodrigues também descartou a possibilidade de o Inter-PB, time que subiu da segunda divisão, jogar no Sertão.
- Não tem nada disso. Já falei para o presidente Tassiano (Gadelha) que o Inter vai jogar em João Pessoa. Eles até queriam jogar em Santa Rita, mas o Estádio Teixeirão infelizmente não tem a menor condição de receber uma partida profissional. Então acho que eles vão utilizar mesmo o CT Ivan Tomaz, no Valentina. Até porque estão conseguindo bons resultados lá - falou o presidente, se referindo à campanha do Colorado no Paraibano da 2ª Divisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário