O Campeonato Paraibano de 2017 já tem uma nova fórmula aprovada. E por unanimidade. A competição vai ter uma primeira fase em que os 10 clubes participantes vão jogar contra si em turno e returno e depois os quatro primeiros colocados vão se enfrentar em semifinais e finais – também em jogos de ida e volta - para se conhecer o campeão. Ao término da primeira fase, os dois últimos colocados estarão rebaixados.
Ao todo, serão 22 vagas e com o início da competição previsto para o dia 15 de janeiro. A fórmula de disputa de 2017 é bem mais simples e, pode-se dizer, mais positiva do que a de 2016, já queo campeonato deste ano possuía algumas aberrações. A proposta aprovada foi a do Campinense. Já uma do CSP, classificada por alguns dirigentes como até complicada do que a de 2016, foi rejeitada.
Arbitral foi mais tranquilo que em anos anteriores, apesar de ter demorado algumas horas e tido momentos de tensão(Foto: Edgley Lemos / GloboEsporte.com/pb)
Mas tem dois problemas básicos: tanto o número de datas como a o provável dia de início da competição estão fora do que diz o “Calendário 2017 do Futebol Brasileiro”, que foi definido pela CBF.
Segundo o documento da entidade nacional, os estaduais têm que acontecer entre 29 de janeiro e 30 de abril e tem que ter até 18 datas.
Amadeu acredita que não deve ter problemas com a CBF (Foto: Edgley Lemos / GloboEsporte.com/pb)
Presidente da FPF, Amadeu Rodrigues explica que presidentes de federações nordestinas se reuniram e requereram conjuntamente à CBF que os estados, dentro de suas necessidades, possam iniciar a competição do ano que vem um pouco mais cedo.
- Chegamos a nos reunir com Manoel Flores, diretor de competições da CBF. E já enviamos um ofício. De maneira que não acho que à entidade vá se opor a isto - destacou.
Independente disto, o fato é que todos os dez clubes aprovaram a mudança de regulamento, algo que seria necessário para que a fórmula deste ano fosse mudada, já que sem unanimidade um regulamento só pode ser mudado depois de dois anos.
Uma segunda reunião ainda vai ser marcada com o objetivo de definir a tabela de jogos e ainda os detalhes do regulamento.
Por Phelipe Caldas e Edgley LemosJoão Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário