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terça-feira, 4 de agosto de 2015

Ajuda da colônia: padarias de São Paulo "adotam" jogadores da Lusa

Portuguesa Felipão  (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)Sem um patrocínio máster para estampar a camisa desde o início do ano, a Portuguesa buscou ação alternativa para arrecadar fundos enquanto disputa a Série C. O clube fechou parceria com 13 padarias, e cada uma adotará um jogador para estampar o nome do estabelecimento. 
Todos os uniformes contarão com o lema da campanha: "Pão é na padaria". A frase, no entanto, será acompanhada na camisa de cada jogador com uma empresa diferente. 
Até o momento, a Portuguesa conseguiu o patrocínio de 13 panificadoras, mas trabalha com o ideal de 40 parceiros. Com 20 jogadores relacionados em cada jogo, o clube espera estampar um nome na frente e outro nas costas de cada um. 
O departamento de marketing também tem cuidado para que nenhum parceiro seja desfavorecido: em cada partida haverá um rodízio de padarias entre titulares e reservas para que todos tenham a mesma visibilidade ao longo da Série C. 
 Espero chegar a 40 padarias, assim estampamos na frente e nas costas
Coordenador de marketing da Lusa
A ideia já foi colocada em prática no último sábado, no empate em 1 a 1 com o Londrina. Com 13 patrocinadores, a alternativa foi explorar o uniforme do goleiro Tom – quem mais tinha certeza de permanecer em campo durante os 90 minutos. 
– Como o goleiro é raramente substituído, o Tom jogou com duas padarias diferentes. O outro estabelecimento que ficou fora certamente estará entre os titulares na próxima rodada. Espero chegar a 40 padarias, assim estampamos na frente e nas costas – projetou Carlos Ferreira, coordenador de marketing do clube. 
– Não estava vindo nenhuma empresa grande que a gente esperava, algo ligado à panificação, por exemplo. Estamos na Série C, então resolvemos fracionar o valor que esperávamos. É como se cada panificador adotasse um atleta. Não ficou pesado para nenhum dono – completou.  
Portuguesa Padaria (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)Jogadores já utilizaram diferentes patrocínios na partida contra o Londrina (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)
A ideia surgiu após um acordo entre a empresa de Luis Paulo Rosenberg, responsável por auxiliar o marketing do clube, e o Sindicato das Panificadoras de São Paulo (Sindipan). 
O primeiro impacto foi lançar a campanha "Pão é na padaria", slogan que já foi usado pelo sindicato em outras ações. O passo seguinte era buscar os parceiros para estampar a camisa, mas havia ainda mais um empecilho. 
A Portuguesa ainda não tinha conhecimento dos meios legais. Normalmente, um time usa o mesmo patrocinador para todos os seus jogadores. Desta forma, a ideia pode ser colocada em prática apenas com a autorização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Com o dinheiro arrecado até o momento, a Portuguesa consegue arcar ao menos com metade da folha salarial do elenco, e por isso conta com a ajuda de um número maior de parceiros. Na última partida, os panificadores foram alocados em um dos camarotes do Canindé e ganharam uma camisa com o nome de suas empresas. 
*Colaborou sob a supervisão de Leandro Canônico

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