Laterais recém-contratados pelo Botafogo-PB ainda estão longe das condições físicas ideais, e preparador físico do clube, Carlos Gamarra, prefere não apressar as coisas
Últimos reforços do Botafogo-PB para esta temporada, os laterais Luiz Paulo e Diogo Rangel ainda vão esperar um pouco até terem condições de estrear vestindo a camisa alvinegra. Segundo o preparador físico do clube, Carlos Gamarra, os dois jogadores ainda estão longe de suas condições físicas ideais e só devem estar prontos para irem a campo na terceira ou na quarta rodada do Campeonato Paraibano, na segunda quinzena de janeiro.

Luiz Paulo (à esq) e Diogo Rangel (à dir) posam ao lado do presidente Zezinho do Botafogo na apresentação oficial
(Foto: Cisco Nobre, GloboEsporte.com/pb)
Luiz Paulo e Diogo Rangel já estão treinando com o grupo desde o início desta semana, mas ainda alternando atividades com bola e trabalhos de fortalecimento muscular e recuperação do condicionamento físico.
Eles foram apresentados oficialmente nessa quarta-feira, após os treinos do dia. Enquanto eles não chegam às condições ideais para jogar, Gustavo pela direita e Carlos Renato pela esquerda devem ser os titulares de Itamar Schülle nas laterais.
- Para a estreia, é impossível. Eles ainda estão longe do ideal físico. Devem passar ainda por muitos trabalhos, como todos já vêm passando. A gente está fazendo um trabalho diferenciado com os dois, intercalando a parte física com os treinos com bola em campo reduzido, para que eles possam se movimentar e ter contato com os outros atletas - avaliou o preparador físico Carlos Gamarra, responsável direto por colocar Luiz Paulo e Diogo Rangel em condições de jogo.
O lateral-esquerdo Luiz Paulo jogou até o fim de novembro, quando acabou a Série B do Brasileiro. Ele estava no Tupi, de Minas Gerais, que acabou sendo rebaixado para a Série C. Já Diogo Rangel estava no futebol tailandês, defendendo as cores do Songkhla United.
Após as férias de fim de ano, ambos vão precisar desse período de fortalecimento muscular e recuperação do condicionamento físico ideal. E, de acordo com o prognóstico de Gamarra, eles devem demorar mais de uma semana para atingir o patamar desejado.
- Eles ainda vão para um período longo de preparação. Acredito que no terceiro ou no quarto jogo eles já devem estar à disposição de Itamar, mas hoje estão ainda bem longe do seu ideal.
O Botafogo-PB vai a campo pela terceira rodada do Paraibano daqui a 10 dias, em 15 de janeiro, contra o Sousa, no Marizão. Três dias depois, em 18 de janeiro, o Belo encara o CSP no Almeidão, pela quarta rodada.
Sobre o restante do elenco, Gamarra admite que ainda faltam alguns passos até chegar no nível desejado de preparo físico, mas está satisfeito com o que foi conseguido até o momento e se diz otimista quanto ao futuro.

Gamarra, preparador físico do Botafogo-PB
(Foto: Cisco Nobre, GloboEsporte.com/pb)
- Não vou dizer que está no ideal. A gente está num processo bom. Mas tem um caminho árduo pela frente ainda. Nós não estamos no nosso ápice, nem muscular, nem físico. Faltam ainda muitas coisas, mas, pelo tempo que a gente teve de trabalho, pelas circunstâncias que aconteceram, pelo fato de toda semana aparecer um jogador diferente e a gente não conseguia fazer um trabalho em conjunto com todos eles... avançamos bem. Tivemos que fazer um trabalho mais individualizado, indo para um, depois para outro, mas a gente acredita que também no terceiro ou quarto jogo do Paraibano a gente vá ter um nível bom de forma geral.
O fato é que até a estreia do Belo no estadual restam apenas três dias. E até lá o técnico Itamar Schülle vai tratando de definir a formação ideal para enfrentar o Internacional-PB, a partir das 16h do domingo, no Almeidão.
Além disso, o trabalho com o preparador físico segue intenso. Afinal, o time vai ter que aguentar uma maratona de jogos ao longo de toda a temporada, que prevê ainda duelos pela Copa do Nordeste, pela Copa do Brasil e pela Série C do Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário